segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Teste com utilizadores

Tendo em conta que não foi possível fazer uma análise heurística do Site que apresentei anteriormente (www.gaiafm.com), decidi mostrar que já tinha feito uma análise, de outro site Apresento, deste modo, o teste com utilizadores que já tinha feito.

Este texto foi feito tendo em conta o site do FCPorto. Na altura que foi feito, era como está nas imagens. Entretanto foi remodelado. Por isso refiro que foi feito ano passado, sendo apenas a minha intenção mostrar que já fiz os ditos testes com utilizadores.

Sendo assim, na altura, decidi colocar três questões a três utilizadores distintos, que nunca tinham visitado o referido site. Deste modo, é muito mais fácil captar quais as dificuldades de quem visita o sítio da Internet.

O primeiro objectivo era ver qual a classificação do FCP na modalidade de hóquei em patins. Para isso, era necessário seguir 5 passos, para que fosse de uma maneira mais lógica, embora houvesse outras opções, como seguirem as notícias. Assim, acabariam por chegar à dita classificação.

Apresento, então, os resultados para o primeiro objectivo:

Utilizador 1

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Passo 4

Passo 5

Cliques

1

1

1

1

1

Erro

Tempo Médio

46 segundos

Utilizador 2

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Passo 4

Passo5

Cliques

1

1

1

1

1

Erro

Tempo Médio

1m e 26 segundos

Utilizador 3

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Passo 4

Passo 5

Cliques

1

1

1

1

1

Erro

Tempo Médio

1m e 18 segundos

Conclusão: Com poucos cliques, os utilizadores conseguiram atingir o objectivo proposto. Mas demoraram bastante tempo, principalmente o utilizador número 2, que foi quem disse que havia de existir um link directo na barra de ferramentas principal do site dedicada às modalidades, coisa que não acontece, já que esta especialidade aparece apenas numa barra lateral e é só ao depois da pessoa ter clicado na parte relativa às informações – qualquer utilizador associa esta área a assuntos que se possam acrescentar, não a uma coisa primordial como o assunto de modalidades.

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Imagem 1: Barra de ferramentas principal do site do FCPorto

Eu própria, que conheço o site, tive demasiadas dificuldades em atingir o segundo objectivo: encontrar a planta do estádio. Apesar de na barra de ferramentas haver uma secção dedicada ao Estádio, a verdade é que a planta não aparece nesse local.

Isto fez com que os resultados dos utilizadores fossem únicos:

Utilizador 1

Passo 1

Passo 2

Cliques

Erro

Desistiu

Tempo Médio

Utilizador 2

Passo 1

Passo 2

Cliques

Erro

Desistiu

Tempo Médio

Utilizador 3

Passo 1

Passo 2

Cliques

Erro

Desistiu

Tempo Médio

Conclusão: Todos os utilizadores desistiram. Os dois primeiros utilizadores ao fim de 2 minutos e o terceiro utilizador este 5,5 minutos. Todos disseram o mesmo: que a planta do estádio deveria estar na parte dedicada a isso, ou seja, na secção do estádio. Por isso, todos foram automaticamente a essa parte, mas em vão. Para encontrar a planta, era necessário clicar na secção de “Serviços”, o que levou um dos utilizadores a dizer “Isto não é um serviço!!”. Pode-se ver, então, um enorme lapso na organização deste site, já que os utilizadores nunca ficariam muito tempo à procura de uma planta, já que ela é quase impossível de encontrar de forma lógica.´

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O último objectivo era encontrar o vídeo do golo do Benfica, na 2º Jornada.

Os resultados foram os seguintes:

Utilizador 1

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Cliques

1

2

1

Erro

Tempo Médio

50 segundos

Utilizador 2

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Cliques

2

1

1

Erro

Tempo Médio

31 segundos

Utilizador 3

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Cliques

1

1

1

Erro

Tempo Médio

24 segundos

Conclusão: Este foi um dos objectivos mais rápidos a atingir, porque está tudo muito claro, já que se fala em vídeos e há um link directo na barra de ferramentas, que faz com que as pessoas vão lá directamente e encontrem facilmente o vídeo.

Depois desta análise, a principal conclusão que posso reter é que o site podia estar, de facto, mais bem organizado, se bem que em algumas coisas – como os vídeos, por exemplo – são mais fáceis de percepcionar. Em suma, há algumas coisas que os criadores de site devem alterar para que o site se torne mais rentável.

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