quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Acessibilidade na Web

No fundo, acessibilidade na Web significa que pessoas com necessidades especiais podem usar a web.

Existem ferramentas de avaliação que auxiliam a tarefa de avaliação. Contudo, nenhuma
ferramenta pode determinar, por si só, se um site cumpre as directrizes de acessibilidade. Acaba por ser necessária uma avaliação humana.

Ainda assim, existem alguns "testes rápidos":

  1. Verifique os textos alternativos para imagens que transmitam informação - Ao colocar o rato sobre a imagem, deve aparecer um quadrado amarelo que descreve a imagem. Porque em browsers que não suportem imagens, é esse texto que é lido/ouvido.
  2. Verifique se há textos alternativos para imagens decorativas - Se há, não deve haver, porque não há razão para que o utilizador tome conhecimento de uma imagem meramente decorativa.
  3. Ter atenção os sons - Estando sem volume, o website deve disponibilizar um conteúdo escrito para o conteúdo áudio.
  4. Verifique a acessibilidade dos seus formulários – Normalmente, cada campo de um formulário possui texto, como “nome”, “Telefone”, entre outros. Clique sobre o texto descritivo do campo e deverá aparecer o cursor 'piscando' no campo respectivo. Se o cursor não aparecer é porque não foi usado o elemento no formulário e isto poderá tornar o formulário inacessível para alguns usuários.
  5. Verifique se há possibilidade de aumentar o tamanho dos textos – No caso do Internet Explorer, que é onde navegam a maior parte das pessoas, há possibilidade de aumentar o tamanho do texto. Se isto não aconteceu, então o site estará inacessível para portadores de baixa visão.
  6. Verifique o seu site no Browser Lynx – Se conseguirmos navegar neste browser com o site escolhido, então pode ter a certeza que muitos dos itens de acessibilidade estão em conformidade.
  7. Verifique a navegabilidade sem uso do rato – Ou seja, deve-se usar somente o Tab/ Shift – Tab e Retroceder? Se não for possível, então o site não poderá ser navegado por utilizadores impossibilitados de usar o rato.
  8. Verifique a existência de um mapa do site – Existe um mapa do site, facilmente localizável? Se não, os usuários poderão perder-se no site.
  9. Assegure-se que os textos dos links sejam descritivos para o destino remetido – Os invisuais navegam por sites na Internet, valendo-lhe a tabulação pelos links. Esses textos têm sentido? O “Clique aqui” e “mais” são dois exemplos de textos não descritivos para links.
  10. Verifique a sua página em programas automatizados – É o caso do Bobby e Wave. Embora não sejam capazes de verificar tudo na acessibilidade, mas ajuda a perceber a acessibilidade do site.
Tendo em conta o W3C, existem 65 pontos de verificação organizados por 3 níveis de prioridade:

Nível 1 - Onde um ou mais grupos de utilizadores ficarão impossibilitados de aceder a informações.

Nível 2 - Um ou mais grupos terão dificuldades.

Nível 3 - Poderão ter dificuldades.

Para verificar a acessibilidade do site da Gaia Fm, usei o site de Cynthiasays, onde obtive o resultado para os 3 níveis de prioridade apresentados.

No fundo, a conclusão que obtenho é que o site está bem feito, mas em termos de acessibilidade é muito mau, porque tem poucos meios de acessibilidade.




Sem comentários:

Enviar um comentário