quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Modelos conceptuais e Prototipagem

Um modelo conceptual é uma descrição de alto nível do sistema proposto. É feito para tentar controlar a execução das actividades, sendo necessário pensar como o sistema aparece aos utilizadores.

Antes de se desenhar, deve-se formular algumas questões, nomeadamente:
  • Qual o problema?
  • Quais as necessidades do utilizador?
  • Quais os objectivos de usabilidade?
  • O que queremos criar?
  • Quais são as suposições?
  • Será que se vai atingir o que se deseja?
Quanto aos protótipos feitos, existem vários tipos:
  • Low-fi
  • Medium-fi
  • Hi-hi
Low-fi: É um esboço, que dá uma ideia geral do produto final, mas faltam bastantes pormenores. Tem a vantagem de ser feito rapidamente e fica também barato, por não ser preciso materiais muito caros para serem feitos.

Medium-fi: É uma mistura entre o Low-fi e o Hi-fi. É mais desenvolvido que o primeiro, mas ainda não tem tanta qualidade como o Hi-fi.

Hi-fi: É o que se assemelha mais ao produto final. É suficientemente realista para testar as ideias com o público-alvo antes de se fazer um investimento;

O protótipo deve ser feito para reduzir o tempo de execução e de colocação no servidor.

Baixa Fidelidade

Média Fidelidade

Alta-fidelidade

Fase do processo de Design

Definição de requerimentos

Especificação da Arquitectura da Informação

Lançamento do produto

Tipo de protótipo

Esquemas feitos à mão

Detalhado e com recursos de interacção

Realístico

Ferramentas

Material de escritório

Word

PowerPoint

Dreamweaver

Visual Basic

FreeHand

Photoshop



Os protótipos feitos em papel têm as suas vantagens porque as pessoas são menos resistentes a mudanças; foi investido pouco tempo e poucos recursos no projecto; são construídos com ferramentas simples, que não requerem habilidades específicas;


Tipos de protótipo em papel:

Protótipo Horizontal

Protótipo Vertical

Protótipo T

•Representa a arquitectura de

informação em amplitude

•Tem pouca ou nenhuma

funcionalidade ou conteúdo

em profundidade

•Usado para obter

impressões gerais do design

•Representa uma pequena

área do projecto com

profundidade de interacções e

funcionalidades

•Usado para avaliar o

modelo de interacção de uma

área do projecto

•Representa toda arquitectura

de informação em amplitude e

profundidade

•Combina as características

dos protótipos verticais e

horizontais

•Usado para avaliar a

arquitectura de informação em

algumas áreas detalhadas

•Permite generalizar as

observações feitas para as

diferentes áreas


Deste modo, antes de se fazer qualquer projecto, deve-se fazer um protótipo, tendo em conta todas as medidas apresentadas anteriormente, nomeadamente o uso do Low ou Hi-hi, dependendo do tempo e dinheiro disponíveis.

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